domingo, 6 de maio de 2012

Entre.linhas # 8

Sinopse Chocolate (Wook) + Sinopse Sapatos de Rebuçado (Wook)

Depois de Chocolate, um livro suave e onde as descrições de receitas de choclate nos abrem o apetite - assim como a história, emprestaram-me o "Sapatos de Rebuçado". "Acho que vais gostas", "Se gostaste do Chocolate ainda vais gostar mais deste", "É grande mas lê-se rápido". É tudo verdade. 
Li o Chocolate e vi o filme, e isso ajudou-me durante este novo livro a ter uma imagem das personagens na minha cabeça e até a compreender a história. Soube bem voltar a este mundo, foi um reencontro com as personagens mais ternurentas com que me cruzei no mundo litarário, Vianne e Anouk, agora com a pequena Rosette. 
Desta vez a história não se resume só à vida de Vianne, agora sabemos mais sobre quem a rodeia e isto só é possível pela história ser contada, na primeira pessoa, por três das personagens - Vianne, Anouk e Zozie (a convidada que tanto promete uma revolução na vida das outras personagens). Aqui a magia entra de uma forma mais explícita, mas sem por isso parecer demasiado fícticio. Estas três visões têm em comum a sinceridade e a clareza, fundamental num bom livro. Foi dos livros que mais gostei de ler e apartir do meio é impossível parar, eu que até me consigo controlar desta vez não consegui, li a útima metade em três horas, foi devorar.
Mesmo para quem não leu o primeiro livro consegue acompanhar a história, e certamente gostará de igual forma. É fácil criar imagens na cabeça das paisagens descritas, dos locais, da magia.

Sem comentários:

Enviar um comentário