sexta-feira, 2 de março de 2012

Takes - Cinema # 2

Tim Burton 
Uma vénia a este senhor.

É um dos meus cineastas de eleição e é casado com, atenção à vénia, Helena Bonham Carter, também ela a actriz por quem tenho a maior admiração e estima.

Há quem o chame de louco, e que diga que sofre de um leve autismo. Se é louco, eu sou fá da sua loucura. Quando era novo encenou com um machado estar a matar o irmão ... em brincadeira claro, o que não impediu de uma vizinha mais metediça chamar a polícia, mas ao que foi apurado eram partidas normais nele. Pois, secalhar tem o seu qb de loucura.
Fiquei fã deste americano há já alguns anos devido á curta Vincent. Há pouco tempo soube que entrou nos Muppets, há alguns anos - 1979. Claro que clássicos como Edward Scissorhands, The Nightmare Before Christmas, Charlie and the Chocolat FactoryCorpse Bride, Alice in Wonderland, Sweeney Todd, contribuíram para que a admiração aumentasse. 

O seu estilo é reconhecido como sendo excêntrico expoenciado ao máximo, sempre sombrio e sempre original. Johnny Deep é o actor que frequentemente interpreta personagens nos seus filmes, comprovando-se por ter participado (quer em voz quer fisicamente) em todos os filmes da lista  que falei a acima, à excepção de Vincent. 
As bases que acabam por dar estrutura ao seu estilo de filmes são a adoração por filmes de terror, livros mais sombrios que relembra de infância, e a animação vem da experiência que ganhou na Walt Disney Studios - apesar de grande parte das suas obras serem pouco recomendadas a crianças. A vertente de stop-motion (para quem não sabe eu ajudo -  é uma técnica de animação fotograma a fotograma, feita com uma máquina fotográfica e depois montada a computador. Sim, várias fotografias. Milhões.) , como foi o caso do Corpse Bride, é mais uma amostra das suas capacidades infindáveis.

Vários prémios, nomeações para Óscar e Globo de Ouro são só parte do reconhecimento pela brilhante carreira deste metro e oitenta de dois. 


As minhas escolhas:
Melhor Filme - Sweeney Todd
Melhor Animação - The Nightmare Before Christmas (e o Papuça e Dentuça!)
Melhor Adaptação - Alice in Wonderland
Melhor Banda Sonora - Sweeney Todd
Melhor Argumento - Corpse Bride
Melhor Direcção - Hansel e Gretel
Melhor Actor - Helena Bonham Carter

4 comentários:

  1. É absolutamente genial, fascinante, louco e recomendo a qualquer amante de cinema.
    Melhor Filme, Melhor Argumento, Melhor Banda Sonora e Melhor Actor - Check!

    ResponderEliminar
  2. Estamos em sintonia.
    Adoro o Tim Burton e a sua talentosa esposa ;)
    Continuo a achar que este grande senhor não recebe o devido reconhecimento.

    ResponderEliminar
  3. Acho que ser tão a frente as pessoas não lhe dão valor. Cada filme dele merecia um òscar! ahah

    ResponderEliminar