quarta-feira, 4 de abril de 2012

Entre.linhas # 3

Leio regularmente desde os 8 anos e na altura gostava de ler Enid Blyton. Tem uma escrita fácil, cativante, indicada para a idade e os livros que lia eram da minha mãe, da infância dela como As Gémeas O colégio das Quatro Torres. Poucos devem conhecer, mas deviam. Ao ler conseguimos ver que não são livros recentes, as histórias, a personalidade das personagens, as mensagens por detrás, os hábitos, costumes e tradição, os desportos, e aqui refiro-me mais ao Colégio das Quatro Torres – são seis livros e ainda estão todos cá em casa, antigos e estimados. Foi o primeiro livro que me li e que gostei de verdade, eu  fiquei fascinada com as histórias e todas as diabruras, até do próprio colégio interno. A Diana e a Ludovina marcaram a história e a minha infância – sonhava ser como a Diana, inteligente e sensata, mas às vezes sentia-me uma pequena Ludovina, mimada e preguiçosa. 


Os que tenho são iguais, de 1976, primeiro da minha mãe, agora meus

Depois desta autora elegi a Meb Cabot como minha preferida e foi ela que marcou a minha entrada nos anos “teen”, com as obras O Rapaz da porta ao lado, Uma Rapariga igual às outras, Nicola e o Visconde, e claro o Diário da Princesa.



De todos os livros da Meg posso dizer aquele que me marcou mais foi o Diário da Princesa - essa foi uma das razões por ter ficado desiludida quando o filme chegou às bilheteiras, chegou diferente, sem a linha para continuar outros filmes como nos livros (sim, ainda apareceu o Noivado Real, mas sem base nenhuma de livro). Mas apesar de tudo não deixei de gostar dele, o fio condutor é o mesmo e é agradável de se ver. São livros leves mas nem por isso repletos de história e arrisco a dizer que são viciantes, é impossível parár de ler. Não há pausas de histórias e a Mia (a princesa, e personagem principal) deve ser das personagens mais queridas do meu mundo literário. Foi uma colecção que chegou aos 10 volumes, apesar de na altura em que lia e era fã incondicional só estava disponível até 6º … Há cerca de um mês fui surpreendida a notícia de que a colecção está completa com 10 volumes, ofereceram-me o o 7º e conclusão? Continuo a adorar – há coisas que não mudam. De todos os livros que li da autora o mais “adulto” ainda julgo ser o O Rapaz da porta ao lado, está escrito por emails e com uma história caricata mas também empolgante.

4 comentários:

  1. Não sabia se quer que havia livro do filme Diário da princesa :) o filme já o vi imensas vezes, até porque passa muitas vezes na televisão mas é adorável :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mão há um, mas sim dez. É fácil encontrar os filmes a passar na televisão, e aqui entre nós, ainda bem =) Bem Vinda!

      Eliminar
  2. que saudades de ler um bom livros, tempo volta!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hoje se escrevem bons livros, é uma questão de procurar bem. Se não encontrar nenhuma tenho sempre estes na prateleira para uma re-leitura, e outra e outra ... Mas sim, compreendo o que queres dizer =)

      Eliminar