quinta-feira, 5 de abril de 2012

Fibromialgia ... ?

Provavelmente poucos sabem de que me estou a referir, e quem sabe entende a complexidade e até gravidade da situação.
Ora, de forma mais teórica, a Fibromialgia é uma doença complexa em que há um distúrbio da dor, um conjunto de perturbações entre músculos, tendões, ligamentos  e vários estudos indicam que é provocado (e piorado) por sintomas como a fadiga, a rigidez e falta de movimento dos músculos, dormência de alguns membros (como os dedos), problemas de sono e de concentração, entre mais alguns que envolvam pressão. A depressão pode ser uma das causas - pelo menos neste caso. Foi diagnosticada esta doença há minha mãe há alguns anos, e é péssimo observar-mos a nossa própria mãe cheia de dores, com pouco movimento pela manhã e a ter de abdicar de fazer coisas de rotina por isto. Na altura em que foi diagnosticado estava a aceitar-se como doença, e claro que ainda há sempre um ignorante que gosta de dizer que quem diz que sofre desta doença são preguiçosos. Ai sim? Então bastava ver a cara de dor da minha mãe quando acorda. Ou quando tem de fazer um esforço maior e não conseguir. De ter nódoas negras por tentar. Pois, é complicado. Há uns meses entrou para um teste, onde uma aluna de desporto estudava a doença e a forma como os exercícios físicos e fisioterapia podem ajudar estas pessoas - até porque há muitas pessoas que sofrem desta doença e nem sabem. Participar neste estudo foi a melhor coisa que podia ter acontecido - além de ter perdido imenso peso conseguiu ainda aumentar a auto-estima, e saber o que fazer quando está pior para não perder o movimento total. Tenho muito orgulho.
Sou uma filha completamente babada!




6 comentários:

  1. Não conhecia esta doença... isso que as pessoas dizem não deve ser levado em contam, se elas dizem isso perdem muito valor, ainda bem que ela já está um pouco melhor :) beijinhos e muita força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por saber que há muita gente que não conhece esta doença é que eu decidi partilhar =) Obrigada pela força *

      Eliminar
  2. que bom querida :) dá um beijinho à tua mãe por mim :)

    ResponderEliminar
  3. Não fazia a mínima ideia. Conhecia o nome da doença, por ter ouvido falar algures, mas nunca soube realmente o que era. Deve ser realmente uma agonia, acordar assim todos os dias. E para preguiçosos? Por favor... Mas ainda bem que a tua mãe participou nesse estudo de forma a conseguir melhorar e a aprender com o problema que tem! :)

    Beijoo *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Participa no estudo não só por ela mas por todos os que também sofrem com isto =)

      Eliminar